top of page

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A LITERACIA DIGITAL

​

Na nossa sociedade da era digital, já não se lê apenas em suportes papel.Com a omnipresença da Internet, “o texto é fluido e aberto” e a informação resulta mais de um somatório de dados isolados apresentados em ecrãs do que de um conjunto orgânico bem definido.

 

Hoje, fala-se portanto em literacias no plural porque existem formas diversificadas de leitura crítica em diversos suportes e estas exigem treino.

 

Não basta pois aceder à informação sob forma digital; é necessário ser capaz de a utilizar para responder às nossas necessidades.

 

As escolas devem portanto promover a alfabetização informacional e mediática dos alunos, contribuindo assim para desenvolver as competências necessárias para eles saberem quando e que informação é necessária, onde encontrá-la, como avaliá-la, organizá-la e usá-la de forma ética, abrangendo todos os suportes orais, impressos e digitais.

 

Só assim a escola , com as suas bibliotecas, poderão continuar a cumprir a sua missão, promovendo a inclusão social e a redução das desigualdades bem como a aprendizagem ao longo da vida.

AS NOSSAS ATIVIDADES

 

A BE também tem um papel relevante a desempenhar na formação digital dos alunos que, muitas vezes ainda, dominam mal as ferramentas da Web 2.0.

 

bottom of page